14 de agosto de 2013

A parte que me cabe

Há alguns anos parei de assistir TV e acompanhar notícias. Toda aquela violência e escândalo me deixavam impotente e depressiva. À medida que o noticiário crescia com notícias de corrupção, catástrofe, miséria, abandono, eu diminuía no sofá da minha sala. E aquela uma única notícia boa, ou quase boa, não era suficiente para eu recuperar minha fé na humanidade. Tampouco servia como inspiração.

Recentemente deixei de assistir filmes de hollywood, especialmente comédias românticas e afins. O mocinho nunca volta no final e na vida real as coisas não são tão engraçadas assim. Nem passam tão rapidamente. É meio cínico, eu sei, mas vai muito contra todo esse mundo de teorias e livros e modas de mindfullness. Nada mais fora do presente que uma sala de cinema (e essa é a mágica).

Dizem que a cada crítica que se ouve são necessários cinco elogios para eliminar o efeito negativo daquilo na sua alma. As pessoas, eu não sou exceção, têm mais facilidade em acreditar no que os outros falam de ruim sobre elas do que em aceitar um elogio sem desculpas ("Isso? É só uma roupa velha que achei no fundo do guarda-roupa". "Eu? Imagina! Fiz foi ganhar peso" e por aí vai).

No entanto, é uma batalha diária me separar de outras coisas, hábitos e pessoas que me fazem mal. A pessoa tá careca de saber que faz mal, mas continua se deixando ficar, se deixando atrair e se perder. E aí um oceano de ansiedade me engole querendo resultados e mudanças para ontem. Difícil não me consumir com tantos porquês. Até eu me lembrar que sou humana e que essa é a tal cruz que cada um carrega. A cruz não são os outros. Sou eu mesma.




4 comentários:

  1. Se serve de consolo - e eu sei que não serve - you are not alone in the feeling... :) Bj!

    ResponderExcluir
  2. E quando a nossa cruz vale por umas dez pessoas? Será que é apenas um delírio acharmos que não merecemos ou uma realidade que nunca saberemos? Pois os planos Dele são maiores e inexplicavéis, pelo menos é o que ouvimos de consolo.

    ResponderExcluir
  3. Acho que a gente tem que ir "tocando em frente".
    É, exatamente com diz a música do Almir, "tocando em frente"

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Marília!
    Desejamos-lhe muita felicidade, sucesso, prosperidade, paz, amor, saúde, harmonia e que Deus a abençoe sempre.
    Feliz, feliz aniversário!
    Seony e Léo

    ResponderExcluir